Mapas de ruído

O termo geral de mapas de ruído é geralmente usado para se referir a modelagem de mapas acústicos horizontais com as chamada “linhas isofônicas”.

Vale lembrar que a modelagem acústica apresenta muito mais possibilidades tais como: mapas verticais, mapas 3D, mapas críticos em determinados pontos de recepção, mapas de análises de fontes com potência acima de 85 dB em diferentes fontes, mapas de conflito NBR 10151 com população exposta, mapas de predição acústica etc.

Para a obtenção de informações precisas em um mapa de ruído, é preciso ter o conhecimento necessário no momento da coletas e ensaios de dados em campo, para num segundo momento se possa determinar as características do mapa que você deseja.

O equipamento utilizado na coleta deve fornecer o máximo de informações espectrais de cada ensaio, além de ser dotado de filtros de oitavas de bandas, leitura esta que possibilitará uma análise mais precisa do comportamento dos fenômenos sonoros.

Os softwares para mapas acústicos são ajustados para a previsão de níveis sonoros em áreas ambientais e ocupacionais. Existem normas específicas para os cálculos de ruído gerado pela: malha do tráfego rodoviário, ferrovias, aéreo, e até mesmo para a indústria.

Com eles é possível determinar os níveis de ruído que as diferentes fontes emitem, informação esta que permitem também, retro projetar áreas e equipamentos para a supressão dos efeitos dos mesmos próximo as fontes e distantes delas.

Baixar arquivo