Medição de ruído em mineração

Nas áreas de mineração e plantas de processos de modo geral as atividades são ininterruptas com ciclos de 24 horas contínua nos 365 dias do ano. Para o controle dos níveis de ruído as mineradoras utilizam-se do monitoramento de ruído para registrar os níveis reais de ruído e para comprovar a conformidade com os requisitos regulamentares.

As medições de ruído quando bem conduzidas e com equipamentos adequados, fornecem uma gama de informações importantes para que, caso haja desconformidades em algum ponto na malha “pontos de monitoramento” nas divisas com o Meio Ambiente possa-se identificar de forma preliminar e buscar as devidas soluções para sanar a desconformidade com a norma NBR 10.151/10.152. Além de medições de ruído na planta de processos, deve-se também medir os níveis de emissão provocados pelos equipamentos rodoviários com no mínimo 03 (três) medições por equipamentos.

Equipamentos analisadores de ruído do tipo 1, devem ser dotados de filtros em 1/1 e 1/3 Oitavas de Bandas que além do filtro podem ser configurados para atender às exigências de qualquer projeto de medições de ruído.

Baixar arquivo