Mapeamento e Cartografia de Ruído Ambiental

O desenvolvimento de técnicas de cartografia e modelação da emissão e propagação de ruído, traz consigo uma enorme capacidade de memória e cálculos capazes de modelar, identificar e compreender o Fenômeno Sonoro com excelente precisão nas mais complexas situações de geração e propagação de ruído.

Os resultados são normalmente apresentados sob a forma de linhas isofônicas “ISOcurvasLCS”, representando os locais e as áreas e o comportamento do fenômeno sonoro.

O desenvolvimento de cartografias de ruído, tem diversas etapas tais como:

1- Levantamento topográfico das curvas de níveis 2D e 3D, georreferenciamento “SIRGAS 2000”, de imagens da planta industrial “objeto do estudo de acústica”, habitações próximas “vizinhos”, estradas vicinais, rodovias, ferrovias e locais de ensaios de ruído.
2- Modelagem acústica em 2D e 3D dos prédios da planta industrial, habitações “comerciais e residências” arruamentos, arborizações.
3- Ensaios de ruído nas fontes em 1/3 Bandas de Oitavas “na indústria objeto do estudo de acústica”.
3-1 Levantamento quantitativo do número de veículos que trafegam por hora nas vias públicas ao redor da planta “separando-os por: leves e pesados “períodos diurno e noturno”.
3-2 Ensaios de ruído nas ruas e avenidas ou rodovias em 1/3 Oitavas de Bandas “períodos diurno e noturno”.
Nota: O levantamento quantitativo de veículos e os ensaios, visam a obtenção de dados sobre os ruídos “residuais, de fundo, intermitentes e flutuantes”.
4- Análises dos dados de ensaios, cálculos acústicos de expansão de ondas sonoras e desenvolvimento das cartografias de ruído “que podem ser elaborados para os períodos: Ld, Ldn e Ln “dia, entardecer e noturno”.
5- Elaboração de cartografias de ruído, separando os ruídos da planta industrial “objeto do estudo acústico”.
6- Desenvolvimento de cartografias de ruído, demonstrando os ruídos emitidos pelo tráfego e outras empresas ao redor da planta industrial “objeto do estudo de acústica”.
7- Criação de cartografias de ruído de conflito, demonstrando os valores em decibels e locais aonde a planta industrial “objeto do estudo de acústica”, está ultrapassando as determinações da Norma NBR 10,151:2019.
8- Elaboração de relatório técnico apontando os equipamentos e áreas que necessitam de implantações de soluções acústicas em DWG “projetos básicos”.
9- Elaboração de cartografias de ruído “preditivas”, simulando a implantação de projetos acústicos e demonstrando os resultados.
10- Desenvolvimento de relatório técnico conclusivo com “ART”.

Na Europa e América do Norte, toda a política do ruído ambiental é baseada na cartografia do ruído, inserida em sistemas de informação geográfica e considerada como ferramenta essencial de planeamento urbano, municipal e regional.

Baixar arquivo