Tecnologias

Softwares

A LCS Consultoria utiliza os mais avançados softwares de cartografia e cálculos de expansão de ondas sonoras. Os mesmos são capazes de elaborar cartas de ruído em ISOCurvasLCS demonstrando em todas as direções o comportamento e predominância do ruído.




Nossos analisadores de ruído possuem certificados de calibração atualizados e emitidos pelo laboratório da Bluel&Kjaer

Equipamentos para coleta de dados

Características:
Ensaios de ruído em 1/3 – Oitavas de Bandas
Faixa de frequência: 50 Hz-10 kHz.
Indicadores da qualidade da medição.
Câmera fotográfica, permite anotações verbal e textual.
Gerenciador visual de dados para o controle das medições.
Mapa e imagens com o número da medição.
Interface de exportação de dados para software de cálculos de expansão e mapeamento.

Equipamento equipado com sistema de Intensidade 2270-G que possibilita medições de intensidade sonora para o local de origem de ruído e cálculos de potência sonora.

A precisão do equipamento é de Tipo 1, conforme normas ANSI e IEC. O equipamento é calibrado para analisar e investigar os níveis de ruídos, nas escalas linear e ponderada. O alcance da frequência do instrumento é calibrado entre 16Hz e 12,5k.

Metodologia de ensaios de ruído

A LCS Consultoria realiza as análises e a investigação dos níveis de ruído “áreas ocupacional”, diretamente nas fontes em diversos locais, criando assim um grid ou malha de pontos de ruído. Realiza o estudo do comportamento dos fenômenos acústicos em ambientes (áreas), estuda os efeitos do ruído, sua expansão, reflexão, reverberação até a dissipação total.

Em áreas “ambiental” a LCS realiza ensaios de ruído conforme determinação da Norma NBR 10.151:2019, realiza o levantamento das curvas de níveis, georreferencia imagens, estuda a geografia, avalia o ruído diretamente nas fontes da planta industrial “objeto do estudo”, avalia o fluxo e os níveis de ruído emitidos por veículos em estradas vicinais, ruas e rodovias próximas, identifica as contaminações sonoras provenientes de outras empresas próximas e emite relatório conclusivo sobre os níveis de pressão sonora (NPS) da empresa “objeto do estudo”, separando-os dos outros ruídos “residuais, de fundo provenientes de: estradas vicinais, ruas e avenidas.

Os ensaios nas áreas ambiental são realizadas em pontos com as coordenadas SIRGAS 2000.

Um equipamento (anemômetro) analise a velocidade e direção predominante dos ventos, bem como a temperatura e suas variações no momento da investigação de ruído.

Baixar arquivo